As mudanças das estações influenciam no funcionamento do organismo, diante disso, a mudança climática afeta todo o seu corpo, inclusive a pele.
No inverno é comum que a pele fique ressecada, pois com a temperatura mais baixa é natural que as pessoas fiquem em ambientes fechados e com pouca circulação de ar. Devido a estes fatores ocorre uma maior exposição da pele e um maior contato com vírus, bactérias e outras doenças.
Durante o frio o clima é mais seco e com baixa umidade do ar, devido a estes fatores a pele pode apresentar um aspecto mais craquelado nas extremidades, como no cotovelo. Além disso, como ocorre o ressecamento da pele o brilho natural e saudável do rosto fica menos evidente.
Neste período é fundamental um cuidado redobrado para evitar o ressecamento entre outros problemas. De qualquer forma este não é a única característica dessa época, já que o clima frio e seco pode deixar a pele esbranquiçada.
Para evitar que a tez fique sem ressecamento, a melhor forma de cuidar é fazer a hidratação. Normalmente as peles normais e as ressecadas, é precisa receber o cuidado pelo menos uma vez ao dia, depois do banho. Já as peles que sofrem com ressecamento é necessário mais hidratação.
O ideal é aplicar o creme de duas a três vezes no dia, porém, evite os exageros, portanto, preste atenção na quantidade para evitar que a pele fique oleosa. Conforme os especialistas o certo é utilizar uma quantidade que permite o deslizamento das mãos depois da aplicação, ou seja, a pele não deve ficar melada ou escorregadia.