No mês sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama, falaremos sobre a cirurgia plástica de reconstrução de mama para quem precisou passar pela mastectomia, cirurgia que consiste na retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer.
Cirurgia plástica de reconstrução de mama: um recomeço
As mamas são um símbolo forte de feminilidade, e a retirada delas pode se tornar um processo traumático para a paciente, por isso, a cirurgia plástica de reconstrução de mama é um recomeço após vencer a batalha contra o câncer.
A reconstrução de mama devolverá a autoestima e qualidade de vida para quem passou pelo processo de retirada da mesma.
Conheça os casos em que a cirurgia de reconstrução de mama é indicada
A reconstrução de mama é indicada na maioria dos casos do câncer de mama, essa decisão é feita em conversa com o médico especialista que acompanhou o caso da paciente.
Em algumas ocasiões, é possível fazer a mastectomia e a reconstrução mamária de uma só vez, já em outras é necessário esperar, uma vez que podem acontecer complicações devido à radioterapia. Todos os detalhes devem ser conversados com o médico oncologista e cirurgião plástico para ver qual é a melhor opção para cada caso.
Tipos de cirurgia de reconstrução de mama
Na cirurgia de reconstrução de mama é levada em consideração a quantidade de tecido removido na mastectomia para que se escolha a técnica ideal para a paciente.
Prótese de silicone:
Nos casos onde a cirurgia de retirada da mama não comprometeu muito o tecido, a técnica mais indicada é a prótese de silicone.Ainda sim, se a mama foi totalmente removida, a prótese de silicone também será a mais indicada, desde que haja boa sobra e elasticidade da pele, neste caso a prótese pode ser colocada imediatamente após a mastectomia.
Uso de expansor:
Quando existe uma grande retirada da pele na mastectomia, não é possível a colocação imediata da prótese de silicone, e é necessário utilizar um expansor para adequar a pele para receber a prótese posteriormente.
Para isso, é implantado uma espécie de balão de silicone vazio que será preenchido com soro fisiológico gradualmente até que se atinja o tamanho desejado. Depois de 60 dias, em média, é possível retirar o expansor e substituí-lo pela prótese de silicone definitiva.
Enxerto unido à prótese de silicone:
Já em casos mais severos onde houve uma grande perda de pele e músculo da mama, a cirurgia de reconstrução de mama irá unir o enxerto com a prótese de silicone.
O enxerto irá utilizar pele, gordura e músculos da parte inferior abdominal, ou de outras regiões que possuem tecido adiposo (como coxas, por exemplo) para fazer a reconstrução da mama.
Micropigmentação de aréola
Além da cirurgia de reconstrução de mama também existe a micropigmentação de aréola, pois existem casos onde não é possível preservar a aréola e mamilo na mastectomia.

A micropigmentação é uma espécie de tatuagem, que irá desenhar o formato e coloração da aréola e mamilo fazendo com que eles pareçam reais na mama. O procedimento é rápido e indolor.
Clínica Dr. Paulo Militão atende casos de reconstrução de mama e micropigmentação de aréola
Você já é uma vencedora! E na Clínica Dr. Paulo Militão é possível você recuperar sua autoestima depois de vencer a batalha contra o câncer.
Tanto a cirurgia de reconstrução de mama, quanto a micropigmentação de aréola, podem ser feitas de forma particular ou pelos planos de saúde PAM e Unimed.
Converse com seu médico a respeito e agende uma consulta conosco, a consulta também poderá ser feita pelos planos citados acima.
Telefone (45) 3035-6527
WhatsApp (45) 9 8408-6553
Messenger @paulomilitao
Pós-operatório da reconstrução de mama
Assim como a cirurgia plástica de prótese de silicone, na reconstrução de mama será necessário utilizar uma bandagem para sustentar a mama.
É muito importante seguir as recomendações médicas, como fazer repouso por 60 dias, não realizar atividades físicas e evitar de levantar os braços.
Prescrições de remédios também serão feitas pelo cirurgião plástico para evitar inflamações e dores.
Resultados da reconstrução de mama
O resultado da cirurgia de reconstrução da mama irá depender muito do caso de cada paciente, mas em geral são muito satisfatórios e recuperam a autoestima e a qualidade de vida.
Depois de 6 meses, será possível ter uma concepção de como ficará o resultado da cirurgia.
E atenção!! É essencial continuar fazendo o autoexame, mamografia e demais técnicas de diagnóstico para garantir que você está com a sua saúde em dia.