fbpx

Especial Outubro Rosa: cirurgia para reconstrução de mama

reconstrução de mama

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

No mês sobre a conscientização da prevenção do câncer de mama, falaremos sobre a cirurgia plástica de reconstrução de mama para quem precisou passar pela mastectomia, cirurgia que consiste na retirada da mama em decorrência do tratamento contra o câncer.

Cirurgia plástica de reconstrução de mama: um recomeço

As mamas são um símbolo forte de feminilidade, e a retirada delas pode se tornar um processo traumático para a paciente, por isso, a cirurgia plástica de reconstrução de mama é um recomeço após vencer a batalha contra o câncer.

A reconstrução de mama devolverá a autoestima e qualidade de vida para quem passou pelo processo de retirada da mesma.

Conheça os casos em que a cirurgia de reconstrução de mama é indicada

A reconstrução de mama é indicada na maioria dos casos do câncer de mama, essa decisão é feita em conversa com o médico especialista que acompanhou o caso da paciente.

Em algumas ocasiões, é possível fazer a mastectomia e a reconstrução mamária de uma só vez, já em outras é necessário esperar, uma vez que podem acontecer complicações devido à radioterapia. Todos os detalhes devem ser conversados com o médico oncologista e cirurgião plástico para ver qual é a melhor opção para cada caso.

Tipos de cirurgia de reconstrução de mama

Na cirurgia de reconstrução de mama é levada em consideração a quantidade de tecido removido na mastectomia para que se escolha a técnica ideal para a paciente.

Prótese de silicone:

Nos casos onde a cirurgia de retirada da mama não comprometeu muito o tecido, a técnica mais indicada é a prótese de silicone.Ainda sim, se a mama foi totalmente removida, a prótese de silicone também será a mais indicada, desde que haja boa sobra e elasticidade da pele, neste caso a prótese pode ser colocada imediatamente após a mastectomia.

Uso de expansor:

Quando existe uma grande retirada da pele na mastectomia, não é possível a colocação imediata da prótese de silicone, e é necessário utilizar um expansor para adequar a pele para receber a prótese posteriormente.

Para isso, é implantado uma espécie de balão de silicone vazio que será preenchido com soro fisiológico gradualmente até que se atinja o tamanho desejado. Depois de 60 dias, em média, é possível retirar o expansor e substituí-lo pela prótese de silicone definitiva.

Enxerto unido à prótese de silicone:

Já em casos mais severos onde houve uma grande perda de pele e músculo da mama, a cirurgia de reconstrução de mama irá unir o enxerto com a prótese de silicone.

O enxerto irá utilizar pele, gordura e músculos da parte inferior abdominal, ou de outras regiões que possuem tecido adiposo (como coxas, por exemplo) para fazer a reconstrução da mama.

Micropigmentação de aréola

Além da cirurgia de reconstrução de mama também existe a micropigmentação de aréola, pois existem casos onde não é possível preservar a aréola e mamilo na mastectomia.

reconstrucao-de-mama-e-micropigmentacao-de-areola

A micropigmentação é uma espécie de tatuagem, que irá desenhar o formato e coloração da aréola e mamilo fazendo com que eles pareçam reais na mama. O procedimento é rápido e indolor.

Clínica Dr. Paulo Militão atende casos de reconstrução de mama e micropigmentação de aréola

Você já é uma vencedora! E na Clínica Dr. Paulo Militão é possível você recuperar sua autoestima depois de vencer a batalha contra o câncer.

Tanto a cirurgia de reconstrução de mama, quanto a micropigmentação de aréola, podem ser feitas de forma particular ou pelos planos de saúde PAM e Unimed.

Converse com seu médico a respeito e agende uma consulta conosco, a consulta também poderá ser feita pelos planos citados acima.

Telefone (45) 3035-6527

WhatsApp (45) 9 8408-6553

Messenger @paulomilitao

Pós-operatório da reconstrução de mama

Assim como a cirurgia plástica de prótese de silicone, na reconstrução de mama será necessário utilizar uma bandagem para sustentar a mama.

É muito importante seguir as recomendações médicas, como fazer repouso por 60 dias, não realizar atividades físicas e evitar de levantar os braços.

Prescrições de remédios também serão feitas pelo cirurgião plástico para evitar inflamações e dores.

Resultados da reconstrução de mama

O resultado da cirurgia de reconstrução da mama irá depender muito do caso de cada paciente, mas em geral são muito satisfatórios e recuperam a autoestima e a qualidade de vida.

Depois de 6 meses, será possível ter uma concepção de como ficará o resultado da cirurgia.

E atenção!! É essencial continuar fazendo o autoexame, mamografia e demais técnicas de diagnóstico para garantir que você está com a sua saúde em dia.

O que você achou dessa publicação?

Você também pode gostar

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais