fbpx

Pós-operatório da cirurgia plástica: benefícios da drenagem linfática

drenagem linfática

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Após ser submetido a uma cirurgia, nosso organismo tende a passar pelo processo de inchaço, isso ocorre porque a passagem de líquidos pelos vasos sanguíneos aumenta, e a drenagem pós-operatória vem para auxiliar na eliminação desses líquidos e acelerar o processo de cicatrização.

Conheça os benefícios.

O que é a drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma técnica manual que estimula o organismo a remover o líquido acumulado no corpo.

Para entender melhor sobre a drenagem linfática, vamos explicar brevemente como funciona o sistema linfático em nosso organismo que é formado pela linfa e pelos linfonodos:

A linfa é um líquido que circula dentro do nosso corpo, funciona como um caminhão que passa nas casas recolhendo o lixo. A linfa pega todas as toxinas acumuladas e leva até os linfonodos, que é um ponto de “descarte” do lixo. Os linfonodos ficam responsáveis por filtrar essas toxinas e eliminá-las através do xixi. Esses linfonodos podem ser encontrados em alguns pontos, como na virilha e axilas, pescoço e até mesmo atrás das orelhas e são primordiais para a nosso sistema imunológico ficar saudável e forte, já que reconhecem germes e bactérias e ajudam o corpo a “jogá-los” para fora.

Dessa forma, a drenagem linfática atua como um modo turbo na linfa, auxiliando ela a passar pelos vasos sanguíneos de forma mais rápida e também desencalhar aquelas que ficam paradas ali no meio das células, levando as toxinas de forma mais rápida para os linfonodos para que eles possam fazer seu trabalho direitinho.

Em quais cirurgias plásticas é recomendada a drenagem pós-operatória?

drenagem linfática rinoplastia

De modo geral, as cirurgias plásticas que atingem a região do abdômen e quadris pedem por uma drenagem pós-operatória, mas também é recomendada em casos de outras cirurgias:

– Mamoplastia;

– Ginecomastia;

– Implante de próteses de silicone;

– Rinoplastia;

– Blefaroplastia;

– Lifting de braços e coxas;

– Lipoaspiração.

Quais os benefícios da drenagem linfática pós-operatória?

A drenagem linfática pós-operatória não só auxilia na diminuição do inchaço causado pela cirurgia, mas também tem outros benefícios, confira:

  • Auxilia na redução das dores:

É normal que o inchaço cause dores nos pacientes, e a drenagem linfática vem para ajudar na diminuição desse desconforto porque promove não só a remoção dos líquidos, mas também causa a sensação de relaxamento e bem-estar.

  • Elimina as toxinas do organismo:

Junto dos líquidos, as toxinas também ficam acumuladas, já que a circulação das linfas aumenta e algumas podem ficar encalhadas nos vasos sanguíneos. A drenagem linfática vai combater a retenção de líquidos, auxiliando as linfas a levarem as toxinas para os linfonodos e assim desintoxicar o organismo.

  • Acelera a recuperação do pós-operatório:

Com a drenagem linfática é possível ter mais circulação sanguínea, assim o organismo capta mais oxigênio para as células se recuperarem da lesão.

  • Evita a fibrose:

No processo de cicatrização, o organismo irá trabalhar duas vezes mais para se recuperar e isso pode fazer com que ele exagere na produção de tecido no local da cirurgia, originando a fibrose. A drenagem linfática ajuda o corpo a se recuperar de forma mais rápida, sem sobrecarregá-lo.

Quantos dias após a cirurgia é possível começar com a drenagem linfática?

De maneira geral, é indicado entrar com o protocolo de drenagem linfática pós-operatória 48h após a cirurgia, tudo vai depender de qual cirurgia plástica o paciente foi submetido.

De qualquer forma, é importante conversar com o cirurgião plástico para tirar todas as dúvidas, assim ele vai poder indicar qual é o melhor tratamento para o caso.

Além disso, é recomendada uma média de 10 sessões para auxiliar no processo do pós-operatório.

Clínica Dr. Paulo Militão conta com equipe completa para auxiliar no seu pós-operatório

drenagem linfática pós-operatório

A Clínica Dr. Paulo Militão possui uma equipe completa e especializada para você que sonha em realizar uma cirurgia plástica e mudar algo que te incomoda sobre seu corpo.

Agende seu horário conosco para podermos tirar todas as suas dúvidas (45) 98408-6553 | (45) 3035 6527 ou acesse nosso site para saber mais.

Atendemos pelos planos PAM Saúde e Unimed.

O que você achou dessa publicação?

Você também pode gostar

O que você está procurando?

Siga nossas redes sociais