Quando devo procurar um nutricionista?

Nutricionista Paulo Militão

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A preocupação dos brasileiros com a qualidade de vida está aumentando cada vez mais. Podemos perceber isso no cotidiano, tanto em restaurantes que oferecem cardápios saudáveis, quanto nas mesas de casa.

O  nosso comportamento alimentar está relacionado a questões fisiológicas, metabólicas e ambientais. Entender a importância do nutricionista é fundamental para ter uma vida saudável, já que um dos principais fatores é a boa alimentação. Logo, esse profissional consegue nos passar orientações nutricionais, direcionadas para cada metabolismo.

O profissional de nutrição é especialista em descobrir suas necessidades alimentares
O profissional de nutrição é especialista em descobrir suas necessidades alimentares

E os benefícios não estão restritos apenas aos cardápios. Com a ajuda de um nutricionista você pode amenizar problemas e manter a saúde, o bem-estar e o humor em dia, além de prevenir futuras doenças.

O que faz um nutricionista?

O nutricionista é responsável por nos orientar sobre a importância da ingestão adequada de nutrientes, além de planejar uma rotina alimentar que se adapte de acordo com o organismo de cada um, auxiliando nas escolhas saudáveis e melhorando diversos aspectos da vida.

Nos últimos anos, temos assistido ao assustador aumento do consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio, açúcares e gorduras saturadas, além dos conservantes químicos e dos corantes artificiais.

Nesse contexto, fica clara a importância do nutricionista. Esse é o profissional que conhece os alimentos e seu papel no nosso organismo e que estará pronto para nos orientar sobre o que comer para manter nossa saúde e bem-estar.

Quando procurar um nutricionista?

Antes de mais nada, precisamos salientar que uma pessoa nunca deve seguir uma dieta por conta própria, só porque pesquisou por ela na Internet, porque deu resultado para alguma celebridade, ou porque um amigo fez e emagreceu. Isso é colocar em risco a própria saúde!

Para a maioria dos casos, você mesma pode fazer tudo em casa
Para a maioria dos casos, você mesma pode fazer tudo em casa

Agora que isso ficou claro, veja alguns exemplos de pessoas que serão beneficiadas pela consulta com um nutricionista:

  • quem sofre de diabetes, tem pressão alta ou problemas cardiovasculares;
  • quem tem problemas digestivos;
  • quem passou ou vai passar por uma cirurgia bariátrica (redução de estômago);
  • mulheres grávidas ou que querem engravidar;
  • mães que estão amamentando;
  • adolescentes que apresentam distúrbios alimentares;
  • qualquer pessoa com excesso de peso, principalmente as crianças;
  • idosos ou cuidadores de idosos que necessitem de orientação;
  • atletas interessados em melhorar o desempenho;
  • qualquer pessoa interessada em ter uma alimentação balanceada e saudável.

Com que frequência devemos ir ao nutricionista?

Antigamente, a maioria das pessoas só procuravam ajuda profissional quando já tinham uma doença instalada e o médico responsável indicava. Hoje em dia, a nutrição está muito mais acessível e as pessoas estão mais adaptadas a ela, querendo cada vez mais se prevenir de doenças e saber se a alimentação está adequada:

A frequência no consultório é muito individual. Têm pacientes que necessitam de encontros semanais, tornando a consulta uma forma de ficar “na linha”.

O acompanhamento é fundamental pra que seu tratamento seja um sucesso
O acompanhamento é fundamental pra que seu tratamento seja um sucesso

Outras pessoas vão uma vez no mês, para ajustar o cardápio que não adaptou ou de dois em dois meses para verificar se está tudo bem. A frequência varia por pessoa e por diagnóstico.

O nutricionista trabalha com que tipo de público?

Além dos adultos, o nutricionista acompanha e atua no combate à obesidade infantil, no estado nutricional adequado para gestantes, na atenção direta aos hipertensos e diabéticos, fazendo sempre avaliações nutricionais, exames clínicos e orientações.

Os idosos também devem aproveitar dos benefícios de se consultar um nutricionista. Como as alterações fisiológicas interferem na nutrição, podendo causar falta de apetite, dificuldade de digestão e até mesmo diminuição da absorção de nutrientes, um auxílio nessa fase é fundamental.

Você não precisa deixar de comer pra se sentir melhor
Você não precisa deixar de comer pra se sentir melhor

Visto antes como um profissional que reprimia, contava calorias e dizia somente o que “não podia”, hoje em dia o nutricionista é visto com outros olhos, como um profissional de saúde completo e que deve ser incluído no cotidiano da população.

Manter uma alimentação equilibrada é um fator que traz qualidade de vida e longevidade.

O que você achou dessa publicação?

Você também pode gostar

Abdominoplastia: cirurgia de abdômen
Cirurgia Plástica

Abdominoplastia: cirurgia de abdômen

A abdominoplastia não pode ser considerada como um tratamento à obesidade ou uma alternativa para substituir uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Candidatos à abdominoplastia devem ser saudáveis e relativamente em forma, tanto mulheres, quanto homens.
Vamos ver nessa matéria, muitas informações sobre este procedimento cirúrgico.
Clica que está muito exclarecedora.

Leia mais »
Micropigmentação de sobrancelhas: maquiagem definitiva
Estética

Micropigmentação de sobrancelha: como é feita?

A micropigmentação de sobrancelha é um método de preenchimento que faz sucesso não apenas pela correção de falhas, mas também pela aparência natural que oferece aos fios. Porém, antes de iniciar qualquer procedimento, é necessário conhecer as diferentes técnicas e mais alguns detalhes que parecem simples, mas são fundamentais para que o resultado seja satisfatório.
Veja nessa matéria tudo o que você precisa saber para não ficar mais com dúvidas sobre a micropigmentação das sobrancelhas.

Leia mais »