Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc.

Mas ele poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento. Para ambos os casos, existem correções cirúrgicas. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retroposicionamento (queixo retraído), através da colocação de um implante de silicone.

Indicação

A mentoplastia visa corrigir o retroposicionamento (queixo retraído), através da colocação de um implante de silicone.

Qual o tipo de anestesia?

Geralmente, a mentoplastia é indicada em pacientes adultos. Em se tratando de correção exclusivamente do mento, a anestesia é a local (com ou sem sedação prévia, dependendo do caso). Se associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou geral.

Onde se localizam as cicatrizes?

Na cirurgia plástica do queixo, poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz.

Tempo de cirurgia

Normalmente, a mentoplastia tem a duração de uma hora.

Tempo de internação

Em geral 12 horas.

Tempo de recuperação

Em uma semana após a mentoplastia, o paciente já pode voltar ao trabalho. A atividade física leve, desde que não haja impacto, está liberada depois de uma semana. Os exercícios físicos mais pesados podem ser retomados depois de um mês.