Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Permanent Make-up ou Maquiagem Permanente é uma técnica cosmética que consiste na introdução intradérmica, isto é, logo sob a pele, de finíssimas partículas de pigmentos de cores apropriadas à região ou ao efeito desejado, utilizando um aparelho chamado dermográfo no qual é inserida uma agulha descartável, que realiza repetidas e delicadas punções. É usada para substituir alguns tipos de maquiagens temporárias tais como delineador dos olhos e contorno labial, por meio de produção de desenhos que se assemelham com a naturalidade do rosto. Pode-se também produzir sobrancelhas artificiais em pessoas que por alguma consequência de envelhecimento, doenças, quimioterapia, alopecia ou herança genética, perderam grande parte dos pelos e cabelos. Este recurso usado nas sobrancelhas, também serve para preenchimento de falhas ou até mesmo reconstrução de formas. Além disto, a técnica reconstrói e melhora aréolas da mama após cirurgias. A PMU também é conhecida como maquiagem semipermanente, maquiagem de longa duração ou micropigmentação.

Restrições para a PMU?

– Pessoas em tratamento de câncer

– Gestação

– Não pode ser realizado na pele lesionada ou sobre algum tipo de dermatose.

Por que existem poucas restrições?

Por se tratar de um procedimento superficial, o impacto sobre o organismo é muito pequeno, contanto que seja realizado adequadamente, dentro das normas e padrões exigidos.

Durabilidade dos procedimentos

Quando se trata de implantar pigmentos em um órgão que está em constante regeneração e mudança, é difícil dizer exatamente quando tempo vai durar. Por se tratar de um procedimento superficial o organismo consegue reagir mais facilmente ao pigmento implantado, ou seja, ele sofrerá um desgaste juntamente com a camada córnea, assim sua permanência será temporária.

A partir do 12º ao 18º mês, o pigmento poderá sofrer um clareamento gradativo, necessitando de uma reavaliação e se necessário, seja feito o retoque para que seu traço e cor sejam acentuados. Mas na maioria dos casos, sua permanência na pele é de 1 à 2 anos para as sobrancelhas e lábios, e 3 anos para os olhos.